O Dia Mundial da Qualidade (DMQ), este ano celebrado em 09 de novembro, é mais do que uma simples data comemorativa. É um marco que transcende fronteiras, unindo organizações em torno da importância da qualidade para a produtividade e competitividade. Trata-se de uma conscientização global que visa promover crescimento e prosperidade para negócios em seus mais variados segmentos.
Para nós da SGQ Fixadores, essa celebração vai além, representando uma oportunidade de reflexão e ação intensificada na busca incessante pela excelência.
Origens do DMQ
A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o DMQ como "patrimônio mundial", marcando as celebrações para a segunda quinta-feira de novembro de cada ano.
Curiosamente, apesar da formalização da ONU, a celebração da importância da qualidade não é uma novidade, ou seja, ela não foi originada através desse ato. Prova disso é que o Japão faz a celebração desde 1960, a China desde 1978, e os Estados Unidos e o Canadá desde 1988. Em alguns desses lugares, inclusive, a comemoração já evoluiu para um "Mês da Qualidade".
O Chartered Quality Institute (CQI), fundado em 1919 e considerado o órgão mundial oficial dos profissionais da qualidade, também teve atuação na disseminação do DMQ, para que essa data tenha a visibilidade atual. Vale lembrar que a ISO (Internacional Organization for Standardization), que é responsável pela criação e pela revisão da ISO 9001, foi fundada em meados de 1947.
A decisão do CQI, a partir de 2021, de ampliar a comemoração para toda a segunda semana de novembro levou à possibilidade de chamar esse período de "Semana Mundial da Qualidade". Uma mudança que reflete o crescente reconhecimento da vitalidade da qualidade nas organizações ao redor do mundo.
Fatores e objetivos da qualidade
O potencial competitivo de uma organização está intrinsecamente ligado à sua capacidade de se manter sustentável e expandir seu mercado. Ou seja, a qualidade interfere na capacidade de uma empresa conquistar e manter clientes.
Não se trata apenas de eficiência operacional, mas também de fatores como a maneira que a prestação de serviços é conduzida e o desempenho perante a concorrência.
A satisfação do cliente, um pilar destacado como o maior objetivo da qualidade pela ISO 9001:2015, é possível através da busca pela melhoria contínua, equilibrando o sistema de maneira viável e lucrativa. Esse é um compromisso diário da SGQ Fixadores, para ter um verdadeiro potencial competitivo na indústria de fixação.
SGQ Fixadores: Comprometimento com a qualidade e satisfação do cliente
A SGQ Fixadores, ao longo de sua história, empreende um trabalho constante em direção à melhoria contínua de produtos e processos. A equipe da SGQ Fixadores compreende que a qualidade diária é um processo desafiador e revolucionário, fundamental para se destacar no mercado competitivo. A mudança cultural em relação à qualidade permeia todas as ações internas, sendo considerada crucial para o crescimento do negócio e a satisfação dos nossos clientes.
O DMQ é mais do que uma data no calendário; é uma filosofia incorporada por nós. É um lembrete de que a busca pela qualidade não é apenas uma prática, mas uma jornada... E na SGQ Fixadores, essa jornada é nossa essência!
Gostou desse conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para acompanhar as novidades, estamos no Instagram e no Facebook.